top of page
IMG-20250519-WA0151.jpg

STF forma maioria para negar recurso de Débora, a ‘pichadora do batom’, e manter condenação

ree

O relator, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que os argumentos apresentados não apontaram omissões, apenas inconformismo.


A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria, nesta terça-feira (10), para negar recurso apresentado pela defesa de Débora Rodrigues dos Santos, conhecida como a “pichadora do batom”, e manter a condenação de 14 anos de prisão imposta a ela pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.


A defesa recorreu por meio de embargos de declaração, alegando omissões no acórdão da condenação, como a falta de análise sobre restituição de bens apreendidos, detração penal, remição de pena e aplicação de atenuantes previstas no Código Penal.


No entanto, o relator, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que os argumentos apresentados não apontaram omissões reais, mas apenas inconformismo com o resultado do julgamento


" O acórdão condenatório analisou com exatidão a integralidade da pretensão jurídica deduzida. As teses defensivas buscam a revisão do julgamento, o que não é compatível com a natureza dos embargos de declaração”, escreveu o ministro.


Débora ganhou notoriedade ao pichar com batom a frase “Perdeu, mané” na estátua “A Justiça”, localizada em frente ao prédio do STF, durante a invasão às sedes dos Três Poderes.

Ela foi condenada por cinco crimes: associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado

Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.


Moraes já foi seguido pelos ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Faltam votar os ministros Luiz Fux e Flávio Dino.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp.


Comentários


Quer receber nossos post direto no seu celular ou computador? Então coloque o e-mail abaixo:

Obrigado pelo envio!

Quer ter um contato direto conosco?

clique abaixo:

  • Whatsapp
  • Facebook

© 2023 por AsHoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page