
Imagens de satélite que mostram o impacto do ataque dos EUA na instalação nuclear iraniana de Fordo..
- Wadson Bahia
- 23 de jun.
- 2 min de leitura
Article Information
Author,BBC News Mundo
Role,
22 junho 2025
E chegou o dia de Fordo.
Desde que Israel iniciou sua atual campanha militar contra o Irã, sob a justificativa de que o regime dos aiatolás estava perto de obter uma bomba atômica, o nome dessa instalação nuclear iraniana tem ocupado os principais noticiários ao redor do mundo.
A planta de enriquecimento de urânio é considerada a joia da coroa do controverso programa nuclear iraniano. Até agora, porém, havia escapado dos ataques israelenses.
Por que ainda não havia sido alvo das bombas e mísseis lançados por Israel nos últimos dez dias contra seu arquirrival iraniano? Por causa de sua localização.
Fordo foi construída a vários metros de profundidade sob uma cordilheira montanhosa, perto da cidade de Qom, a cerca de 96 quilômetros ao sul da capital, Teerã — o que a tornava praticamente inalcançável para as armas israelenses, mas não para as dos Estados Unidos.
Vejam abaixo:

Evidência por satélite
O ataque aéreo lançado pelos Estados Unidos na noite de sábado contra Fordo e outras duas instalações (Natanz e Isfahan) causou danos "devastadores" ao programa nuclear iraniano, segundo o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth.
"Arrancamos a 'bomba' das mãos deles (e eles a usariam se pudessem!)", escreveu neste domingo o presidente Donald Trump em sua rede Truth Social, respondendo às críticas de uma congressista republicana que classificou sua decisão como "inconstitucional".
No caso da planta subterrânea, imagens de satélite em alta resolução divulgadas pela empresa Maxar Technologies revelam que as bombas americanas atingiram seu alvo.
Nas imagens, feitas em 22 de junho, poucas horas após os ataques autorizados por Trump, é possível ver até seis grandes crateras (provavelmente os pontos de entrada das bombas americanas), além de poeira cinza e escombros espalhados pela encosta da montanha.
Comments