
Governador do PT dá cargo a ex-prefeito acusado de corrupção no Fundeb...
- Wadson Bahia

- 3 de out. de 2025
- 1 min de leitura
Réu por fraude em fundo de financiamento para educação é nomeado pelo governador Jerônimo (PT) na Secretaria de Infraestrutura da Bahia.
Reu em ação que investiga fraudes no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), o ex-prefeito de Ruy Barbosa (BA) José Bonifácio Marques Dourado (MDB) ganhou um cargo no Governo da Bahia. Ele foi nomeado assessor técnico da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento. A nomeação foi assinada pelo próprio governador, Jerônimo Rodrigues (PT).
Comandada pela secretária Larissa Moraes (MDB), pré-candidata a deputada estadual, a pasta atua sob influência de Geddel Vieira Lima (MDB), ex-ministro de Lula e Temer condenado por lavagem de dinheiro e associação criminosa. Atualmente, cumpre pena em liberdade.
A ação contra Bonifácio foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF) durante a Operação Águia de Haia, deflagrada em 2015, que investigou licitações fraudulentas em municípios baianos. No caso do ex-prefeito, o processo aponta suspeitas de contratos superfaturados, direcionamento de certames e desvios de verbas do Fundeb durante sua gestão entre 2013 e 2016.
Segundo as alegações finais do MPF, o esquema tinha como núcleo empresarial as companhias de Kells Belarmino Mendes, que firmou acordo de delação premiada. As investigações reuniram laudos periciais, interceptações telefônicas e documentos bancários que indicam pagamento de propina a agentes públicos e sobrepreço nos contratos.




Comentários