top of page
IMG-20250519-WA0151.jpg

Brasil confirma 1º foco de gripe aviária em granja comercial e decreta emergência por 60 dias..

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) confirmou nesta sexta-feira (16) a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade em uma granja de aves comerciais no Rio Grande do Sul.

ree

A detecção, que pode levar a embargos comerciais, ocorreu no município gaúcho de Montenegro de 64 mil habitantes, e é o primeiro foco da doença registrado em sistema de avicultura comercial no país, disse a pasta, em comunicado.


O. ministro Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) decretou emergência zoossanitária por 60 dias no município de Montenegro, em um raio de dez quilômetros ao redor do estabelecimento onde foi encontrado o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade. Essa área pode ser alterada posteriormente pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa.


O ministério disse que está tomando as medidas necessárias para conter e erradicar o foco, além de realizar a comunicação oficial à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal), aos parceiros comerciais do Brasil e outros.



" As medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas e visam não somente debelar a doença, mas também manter a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e, assim, a segurança alimentar da população", explicou o comunicado.


De acordo com a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), todas as medidas necessárias para o contingenciamento do avanço da doença foram rapidamente adotadas. "A situação está sob controle e monitoramento dos órgãos governamentais", disse em nota.

" A ABPA e a Asgav [Associação Gaúcha de Avicultura] confiam na rapidez das tratativas que serão adotadas pelo ministério e pela secretaria [da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul] em todos os níveis, de tal forma que qualquer efeito decorrente da situação seja solucionado no menor prazo possível", acrescentou


Comentários


Quer receber nossos post direto no seu celular ou computador? Então coloque o e-mail abaixo:

Obrigado pelo envio!

Quer ter um contato direto conosco?

clique abaixo:

  • Whatsapp
  • Facebook

© 2023 por AsHoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page