top of page
IMG-20250519-WA0151.jpg

Banco Central endurece medidas para controlar juros de cartão de crédito a partir deste domingo


Instituições terão que passar informações detalhadas para o BC acompanhar custos ligados aos cartões no Brasil; entenda.


ree

Medidas começam a valer neste domingo

.


Começa a valer neste domingo (1º) uma instrução normativa do Banco Central que exige informações mais rígidas sobre os juros cobrados no cartão de crédito pelas instituições financeiras. A medida pretende ampliar a transparência e acompanhar os custos dos cartões em parcelamento de faturas, por exemplo..


Em nota, o BC explicou que desde 2024 estava solicitando mais informações para os bancos, no entanto, a medida estava restrita a 15 instituições financeiras. Com a resolução publicada em abril deste ano, e que começa a valer neste domingo, “todas as instituições financeiras passaram a ser obrigadas a fornecer a mesma informação”.


Segundo o BC, o objetivo “é possibilitar o acompanhamento da efetividade da medida adotada pelo Congresso Nacional, que limita o montante dos juros e dos encargos sobre operações rotativas de cartão de crédito ao montante da dívida original”.


Na prática, o Banco Central quer saber, por exemplo, os juros reais pagos pelo consumidor ao parcelar uma fatura de cartão de crédito e os encargos incidentes nessa operação mês a mês.


O economista e advogado Alessandro Azzoni explica que isso é porque tem diferença sobre o juro nominal, “aquele estampado”, e o juro efetivo, “que é aquele realmente cobrado”


" Assim o Banco Central vai conseguir monitorar a evolução dessas taxas de juros que estão sendo cobradas aos consumidores para ver se não está tendo extrapolação e o impacto também dessas taxas no endividamento das famílias e principalmente na estabilidade do sistema financeiro”, pontua.



Comentários


Quer receber nossos post direto no seu celular ou computador? Então coloque o e-mail abaixo:

Obrigado pelo envio!

Quer ter um contato direto conosco?

clique abaixo:

  • Whatsapp
  • Facebook

© 2023 por AsHoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page